AMAPÁ / BRAZIL: MACAPÁ / AMAPÁ / BRAZIL (2.832 / 5.570) POPULAÇÃO: 512.902 PESSOAS (IBGE 2020)

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

MACAPÁ / AMAPÁ / BRAZIL (2.832 / 5.570) POPULAÇÃO: 512.902 PESSOAS (IBGE 2020)




Cortada pela linha do Equador, Macapá é a cidade mais próxima da foz do Rio Amazonas. Não há acesso de carro para quem vem de outros estados: as opções, a partir de Belém, são avião (uma hora de viagem) e barco (24 horas).



Além do Marco Zero, onde a brincadeira mais divertida é colocar um pé no Hemisfério Norte e outro no Hemisfério Sul; outra atração para quem visita Macapá é ir até a beira do Rio Amazonas para admirar a Fortaleza de São José do Macapá, com seu pitoresco formato de estrela e muralhas de 15 metros de altura. 
Fortaleza de São José do Macapá (Setur)
Fortaleza de São José do Macapá (Divulgação)
Fortaleza de São José do Macapá (Irmo Celso)
O Mercado Central é ponto de interesse por abrigar eventos culturais e festivos da capital do Amapá. Não deixe de conhecer o Museu Sacaca, que expõe uma diversa coleção de animais e plantas da região amazônica e também relata a história do povo ribeirinho. 
Construída no século 18 para proteger o Rio Amazonas, a Fortaleza de São José do Macapá tem muralhas de 15m de altura (Paulo Uchoa)
Localizado na Praça Veiga Cabral, o Teatro das Bacabeiras promove espetáculos de dança, peças de teatro, shows e exibição de filmes (Setur)
O Trapiche Eliezer Levy tem um bondinho para transporte de turistas (Setur)
Marco zero do Equador (Setur)
No entorno da Fortaleza de São José de Macapá, o Parque do Forte tem área verde, chafariz, anfiteatro e calçadão para caminhadas (Setur)
DDD: 96 
Estado: Amapá 
Distância de outras cidades: Brasília, 2181 km 
Aeroporto da cidade de Macapá no Amapá 

Fortaleza São José na capital Macapá, Amapá 





Marco Zero da Linha do Equador em Macapá, Amapá 

Igrej Matriz de São José em Macapá, Amapá 
Museu Histórico da cidade de Macapá no Amapá 
Vistas parciais da cidade de Macapá no estado do Amapá 




Passarela Trapiche Eliezer em Macapá, Amapá 

Rodovia de acesso para a cidade de Macapá no Amapá 
Ruas e Avenidas da cidade de Macapá no Amapá 





Sambódromo da cidade de Macapá, Amapá 
São José na Pedra do Guidaste em Macapá, Amapá 
Teatro Público de Macapá no Amapá 
Dados gerais da cidade de Macapá, Amapá 
Código do Município - 1600303 
Gentílico - macapaense 
Prefeito (2017 / 2020) CLÉCIO LUÍS VILHENA VIEIRA 
População estimada [2019] 503.327 pessoas 
População no último censo [2010] 398.204 pessoas 


Densidade demográfica [2010] 62,14 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 4,1 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 116.189 pessoas 
População ocupada [2017] 24,5 % 
Posição geográfica da cidade de Macapá no estado do Amapá 
Histórico da cidade de Macapá, Amapá 
Macapá 
Amapá - AP 
História 
Macapá se originou de um destacamento militar fixado no mesmo local das ruínas da antiga Fortaleza de Santo Antônio, a partir de 1740. Este destacamento surgiu em razão de constantes pedidos feitos pelo governo da Província do Grão Pará e Maranhão (a quem as terras do Amapá estavam juridicamente anexadas), João de Abreu Castelo Branco, que desde 1738, sentindo o estado de abandono em que se encontrava a Fortaleza, solicitava à Coroa portuguesa providências urgentes. 


Em 1740 veio a resposta do rei português D. João, que não só autorizou o governador do Pará a construir um fortim no mesmo local das ruínas da fortaleza de Santo Antônio, como também enviou um projeto de construção de um pequeno forte idealizado pelo sargento-mor Manuel de Azevedo Fortes e pelo engenheiro-mor do reino, Miguel Luís Alves. Deste forte originou-se Macapá. 
Depois que D. José I assumiu o trono português, o Marquês de Pombal assumiu o ministério real e nomeou, em seguida, seu irmão Francisco Xavier de Mendonça Furtado para o comando das Armas da Província do Pará, assim como para a presidência da própria província, gozando de plenos poderes para promover a fundação e colonização de vilas na Amazônia Setentrional. É nesta época que Macapá assiste à chegada dos colonos dos Açores. 


Em 2 de fevereiro de 1758, Mendonça Furtado instala os poderes Legislativo e Judiciário da vila, e em 4 de fevereiro, dois dias depois, eleva o povoado à categoria de vila. A emancipação de Macapá despertou a cobiça de holandeses, ingleses e franceses que ameaçavam a todo custo invadir a vila. 
Após intensa campanha Mendonça Furtado vem a falecer, não realizando o sonho de ver Macapá fortificada condignamente. A grande fortaleza só foi inaugurada em 19 de março de 1782, 18 anos depois de iniciados os trabalhos. 


Erguida a imponente fortaleza, a vila começou a desenvolver-se, sempre gozando das vantagens inerentes à sua qualidade de centro militar, até os dias que precederam à proclamação da Independência do Brasil. 
Macapá cresceu à sombra desta fortaleza, testemunho do esforço luso-brasileiro na conquista, colonização e manutenção da Amazônia e representa a mais vigorosa afirmação do domínio português no Território do Amapá. Teve papel relevante no laudo arbitral de Berna, em 1º de dezembro de 1900. 
O topônimo é de origem tupi, com uma variação de macapaba, que quer dizer lugar de muitas bacabas, um fruto de palmeira nativa da região.
Esta eh a bandeira da cidade de Macapá, Amapá 
Este eh o brasão da cidade de Macapá, Amapá 

Fonte dos textos e fotos: Prefeitura Municipal de Macapá, AP / Wikipédia / IBGE / Thymonthy Becker / Charlie Styforlamber 


DA JANELA DO TREM VOCÊ CONHECE O MUNDO



SONHOS DE UM VIAJANTE
APAGANDO AS PEDRAS DO JARDIM
Estava num quarto que ficava no segundo andar de uma casa. Havia uma mulher deitada na cama de casal e algumas outras pessoas sentadas por ali. A mulher da cama dizia para as outras pessoas, que eu não acentuava as palavras ao falar. Eles riram de mim. Eu dizia que não acentuava as palavras, para ficar mais fácil das pessoas entenderem. Nisto cheguei ao que seria um jardim de inverno que tinha na janela do quarto. O piso deste jardim era de pedra de calçamento. Lá em baixo, vi quatro camas de solteiro com quatro mulheres deitadas e cobertas. Fiquei pensando porque elas não estariam vibrando por eu aparecesse na janela. 


Nisto, coloquei o pé em uma das pedras daquele jardim de inverno, mas ela caiu lá em baixo. Depois coloquei em outra, pois eu queria apagar tudo. Quando eu colocasse o pé na pedra, deveriam aparecer escrito as opções do que eu queria fazer, assim como quando a gente coloca a seta do mouse do computador, numa foto por exemplo. Aparecem todas as opções do que podemos fazer. Fiz isto em duas outras pedras, tocava com o pé, mas a lista do que podia fazer não aparecia. 


Desiste de apagar as pedras e me verei para dentro do quarto novamente, quando vi que as paredes estavam com papel de parede, sendo que antes não havia. As pessoas ali continuavam rindo do fato de eu não acentuar as palavras ao falar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por viajar no tempo