Pular para o conteúdo principal

PRACUÚBA, AMAPÁ - Com grande potencial turístico com suas grandes áreas de florestas, áreas inundáveis e múltiplos ambientes pesqueiros




CONHEÇA A CIDADE DE "PRACUÚBA", AMAPÁ, BRASIL
No Estado do Amapá, o Município de Pracuúba, apresenta condições favoráveis à implantação de projetos do segmento turístico, não só por possui um dos maiores patrimônios naturais, praticamente intocados, mas por reunir uma síntese de ecossistemas nativos da Amazônia. 
O governo do estado visa à implementação de projetos através das políticas públicas que tenham o cunho da viabilidade social, cultural, econômica e ambiental da localidade, para possibilitar o desenvolvimento turístico através de seu potencial e primar pela sustentabilidade no município.  (Internet)
Pracuúba que tem um grande potencial turístico, de condições técnicas, organizacionais e gerenciais para o desenvolvimento estrutural de atividades turística na localidade. E visa também descentralizar as ações de planejamento, de coordenação, de execução e de acompanhamento avaliados pelos órgãos responsáveis, motivando os segmentos organizados e a comunidade do município a participarem da formulação, da co-gestão do plano de desenvolvimento sustentável do turismo em Pracuúba, onde será imprescindível a criação de atividades socialmente planejadas e elaboradas para que venham contribuir com a geração de emprego e renda e o crescimento econômico da comunidade como um todo. 
RIO EM PRACUÚBA, AMAPÁ (Internet)

PRACUÚBA, AMAPÁ 
Através de seus múltiplos ambientes pesqueiros, constitui o polo de pesca interior mais importante do Estado. Sua ambientação natural envolve a presença de grandes áreas de floresta de terra firme, cerrados e áreas inundáveis, sendo estas as que mais participam como base produtiva do município. 
O AÇAÍ EH UMA FONTE DE RENDA EM PRACUÚBA, AMAPÁ (Internet)
ATRAÇÕES TURÍSTICAS EM PRACUÚBA, AP 
Ambientes lacustres - são cenários de rara beleza, que contam com a presença de lagos permanentes e temporários, densa rede de drenagem profundamente influenciada pelos regimes de chuvas regionais. Nesses ambientes, há uma rica e diversificada fauna aquática. 
Pesca esportiva - potencializada pela diversidade de ambientes lacustres e seus estoques naturais de peixes. 
Ninhais de aves aquáticas - são locais de reprodução e devem estar acercados de medidas que possibilitem o estudo e a proteção dessas espécies. 
CASA A BEIRA DO LAGO EM PRACUÚBA, AMAPÁ (Internet)
TIME DE FUTEBOL DE PRACUÚBA PARTICIPANDO DO TORNEIRO REGIONAL (G1.com)
RESERVA EXTRATIVISTA EM PRACUÚBA, AP (Evandro)
TRANSPORTANDO O AÇAÍ DA RESERVA EXTRATIVISTA PARA A CIDADE EM PRACUÚBA, AP (Evandro)
CASA NA RESERVA EXTRATIVISTA EM PRACUÚBA, AP (Evandro)
CASAS EM PRACUÚBA, AP (Evandro)
CASAS EM PRACUÚBA, AP (RESERVA GRANDE) (Evandro)
CASA DE RIBEIRINHO EM PRACUÚBA, AP (Evandro)
RECREIO DE ESCOLARES EM PRACUÚBA, AP (Evandro)
RIBEIRINHOS EM PRACUÚBA, AP (Evandro)
PRACUÚBA, AP (Celia Favacho)
LAGO EM PRACUÚBA, AP (Internet)
LAGO EM PRACUÚBA, AP (Internet)
RIO EM PRACUÚBA, AP (Internet)
LAGO EM PRACUÚBA, AP (Alan Kardec)
CACHOEIRA NA REGIÃO DE PRACUÚBA, AP (Abraão Miranda)
População estimada 2016 (1) - 4.655 
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 4.948,508 
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 0,77 
Código do Município 1600550 
Gentílico - pracuubenses 
Prefeito 2017 / BELIZE CONCEIÇÃO COSTA RAMOS 
ORIGEM DO NOME DA CIDADE DE PRACUÚBA, AP 
O topônimo é originário de uma árvore típica da região (Pracuubeira), predominante na reserva ecológica do Lago Piratuba. 

Gentílico: pracuubenses 
HISTÓRICO DA CIDADE DE PRACUÚBA, AMAPÁ 
Pracuúba surgiu como localidade aproximadamente em 1906. 
FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA 
Elevado à categoria de município com a denominação de Pracuúba, pela Lei Estadual n.º 04, de 01-05-1992, desmembrado do município de Tartarugalzinho. Sede no distrito de Pracuúba (ex-povoado). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993. 
Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede. 
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE PRACUÚBA, AMAPÁ

VALEU PELA VISITA - SEMPRE VOLTE


Fonte / Fotos = IBGE / Thymonthy Becker / Governo de Pracuúba, AP / Wikipédia / 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SERRA DO NAVIO, AMAPÁ - A História da Serra do Navio remonta aos anos 1950. A região era rica em manganês e outros minérios. Por isso, a brasileira ICOMI, com sede em Belo Horizonte e atuação em Minas Gerais, foi escolhida para explorar o minério e construir a vila operária, que daria origem à cidade de Serra do Navio. Cada vila tinha 330 casas, prédios coletivos (escolas, hospitais, refeitórios), abrigando até 1.500 pessoas, entre trabalhadores e familiares. Tinha ruas largas, postes de concreto para a fiação elétrica e telefônica, calçadas, parques, clubes com piscina, quadras esportivas, restaurante e lanchonete, drenagem de águas das chuvas e tratamento de água e esgoto. Todas as casas tinham mais de 90m² e contavam com saneamento e energia elétrica, proveniente de geradores da ICOMI.

CONHEÇA A CIDADE DE "SERRA DO NAVIO", AMAPÁ, BRASIL CONHEÇA A FAMOSA "LAGOA AZUL" DE SERRA DO NAVIO, AP A história da Lagoa Azul se mistura à criação da Serra do Navio e à atividade de exploração na década de 1950 A Amazônia é conhecida pelos rios, igarapés e cachoeiras. Mas, a maioria das pessoas nem imaginam que aqui existam lagoas de águas azul turquesa. A 208 quilômetros de Macapá, capital do Amapá, fica a Lagoa Azul, um paraíso que nasceu de uma mina abandonada. O lugar fica próximo à Vila Serra do Navio, cidade criada na década de 1950 para abrigar os trabalhadores de uma empresa de mineração. A lagoa azul e o passado da história da Serra do Navio estão entrelaçados. De acordo com a prefeitura da cidade, a cor marcante da lagoa, em tom azul anil, acontece por conta dos minérios da região especialmente o carbonato de manganês. O lugar era uma mineração. Hoje é possível chegar até lá através de trilhas ou de carro. A região é cercada por uma floresta tropical. O…

ITAUBAL, AMAPÁ - Venha conhecer o Festival dos Marajoaras que se dividi em religioso e profano, recheado de desfiles, feira de artefato, festa dançante e a tradicional corrida de cavalos.

CONHEÇA A CIDADE DE "ITAUBAL", AMAPÁ, BRASIL Vista aérea da cidade de Itaubal, AP (Prefeitura Municipal) FESTIVAL DOS MARAJOARAS NA CIDADE DE ITAUBAL, AP  A herança cultural paraense e amapaense se fundem e se complementam, já que historicamente o Estado do Pará e o Amapá faziam parte da mesma área geográfica.  Essa similaridade faz com que muito paraenses acabem imigrando para o Estado do Amapá e aqui encontrem ambiente semelhante ao que viviam, entre eles, o Marajó.  Conhecer a cultura e tradições de um local é importantíssimo para conhecermos as pessoas, seu modo de pensar, agir e planejar o futuro. Tais afirmativas se completam no pensamento: “se você não me conhece, não canta as minhas musicas, não me ver, nem lê os meus livros, nunca saberá o que tenho, tinha e terei, dificilmente vai se interessar pelo o que tenho à dizer”.  Vista parcial da cidade de Itaubal, AP (Prefeitura Municipal) Secretaria de saúde da cidade de Itaubal, AP (Prefeitura Municipal) Foi pensando exat…